sábado, 15 de outubro de 2016

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR VAI ALÉM DOS SALÁRIOS. FICA ESSA DICA!

Interior da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro - Fonte: Folha de S. Paulo

Neste dia, se comemora o Dia do Professor. Começou a ser comemorado em 1947 e oficializado como feriado escolar em 1963. Daí, a pergunta clássica: devemos celebrar o dia com alegria? Ultimamente, estes profissionais merecem uma atenção especial.

A Educação é uma preocupação constante, seja em qualquer gestão municipal. Desde o primeiro dia, o prefeito e o diretor do departamento de Educação, tem que se empenhar para garantir um ensino de qualidade para as crianças e jovens de Auriflama. Mas além disso, uma coisa em especial, os gestores da cidade devem fazer com que um item seja cumprido: a valorização dos professores da rede municipal.

Auriflama precisa adotar uma política de valorização para estes profissionais, buscando cada vez mais diferenciar seu trabalho, de modo que o mérito seja o grande diferencial para a educação. Até porque a cada dia, o profissional do ensino tem sido cobrado, desde a eficácia do seu rendimento, bem como exigências quanto a uma formação mais sólida e representada por títulos acadêmicos. Desse cenário, nascem propostas que reclamam do professor, mais que estar presente na sala de aula, seja convidado a ver a sua profissão como algo a ser zelado e adubado com muito preparo teórico. 

Veja por exemplo, em reportagem do Bom Dia Brasil, o que disse a coordenadora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura) no Brasil, Maria Rebeca Otero, sobre a falta de valorização do professor: "Em outros países, onde realmente a educação funciona bem, o professor é valorizado e respeitado. Aqui no Brasil, infelizmente nós caminhamos para o inverso. Temos que recuperar isso. É um aspecto que tem que ser a prioridade das prioridades, é o professor."

A valorização do professor é fator decisivo para uma educação de qualidade. Deve ser vista com bons olhos apenas pelos gestores municipais? Não. Deve ser vista também pelo próprio professor. A valorização pessoal, deve ser levado em conta. Portanto, escrevi no título e repito: valorização do professor vai além dos salários. Fica essa dica!

Abraço aos professores neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário