quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O QUE ESPERAR DE OTÁVIO WEDEKIN E DA CÂMARA DE VEREADORES?

Arquivo

Otávio Wedekin é eleito pela primeira vez para governar o município de Auriflama. Assim também como foi sua primeira eleição a participar.

Já a Câmara de Vereadores não foi renovada, já que Adalto Conceição (PSD), Tulei (PP), Celso Lopes (DEM) e Junior Dila (PR), foram reeleitos, Renato Marinho (PV), volta a Câmara depois de estar na legislatura 2004-2008 e Fabinho do Frigorífico (PMDB), ocupou uma vaga na Câmara no final de 2012, quando a então vereadora Ivanilde Rodrigues saiu para disputar a prefeitura naquele ano.

Os três novatos legisladores são Marquinho Danieze (PTN), Silas da Farmácia (PR) e Vagner de Angelis (PSDB).

Desenhado o novo quadro político, o que podemos esperar de Otávio Wedekin?

Eu estou otimista com a nova gestão, embora Auriflama passe por um momento difícil na política. A prefeitura encontra-se em maus lençóis com relação à gestão financeira principalmente. Obras paradas, sem investimentos em curto prazo e recentemente a prefeita teve as contas rejeitadas pela Câmara e impedida de exercer cargo público nos próximos oito anos (cabe a recurso).

No entanto, sendo do PSDB, a possibilidade de auxilio à nova gestão, principalmente do governo do Estado, será bem vinda, para que as propostas citadas na propaganda eleitoral sejam cumpridas e exercidas com excelência.

Já sobre a Câmara Municipal, podemos esperar projetos de leis mais identificados com o cidadão. Afinal, os vereadores são os responsáveis por fiscalizar as ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. Acima de tudo, os vereadores devem lealdade à sociedade e não ao prefeito.

Sem falar que a atual legislatura da Câmara teve altos, e principalmente baixos momentos. Vale à pena, lembrar, por exemplo, da aprovação (sem discussão) do projeto de reestruturação da prefeitura em 2014. O projeto tinha 634 páginas e foi aprovado em meia hora! Ou recentemente da rejeição do projeto de iniciativa popular que reduzia os salários dos vereadores. Esse momento teve repercussão regional.

Por fim, quem é o vereador que o povo quer? Nos últimos tempos ficou evidente que o povo espera um vereador de caráter e eficaz. Vereador de caráter é honesto, integro e justo. Vereador eficaz é proativo e conhece o que faz.


Por enquanto é isso, vamos esperar os agentes públicos tomarem posse de seus cargos em 2017 para uma melhor avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário