domingo, 2 de agosto de 2015

AURIFLAMA NO IPRS 2014 (FUNDAÇÃO SEADE)


Auriflama está entre os municípios com nível de escolaridade acima da média do Estado e bons indicadores sociais em todo o Estado, conforme mostrou o IPRS 2014 (Índice Paulista de Responsabilidade Social), divulgado pela Fundação Seade, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista – ILP, no mês de junho e se encontra à disposição na Internet (Link abaixo do texto)

Os dados foram traçados de acordo com informações oficiais das prefeituras, do Estado e de ministérios como o da Educação, referentes a 2012 e comparados a 2010.

O estudo considerou três dimensões — além da economia, foram mapeados indicadores de escolaridade e de longevidade.

Os municípios foram classificados com base nos desempenhos em cada dimensão e, posteriormente, divididos em cinco grupos com características similares.
  
Na dimensão riqueza, Auriflama subiu da 527ª para a 502ª posição, puxada pela melhora do rendimento médio do emprego formal. Porém, continua abaixo da média estadual.

No indicador de longevidade, no entanto, Auriflama deu um salto e passou do 141º para o 37º lugar no ranking, destaque para a queda da taxa de mortalidade infantil no período pesquisado, de 6,7 para 2,1 por 1000 nascidos.


Já em escolaridade, Auriflama caiu da 95ª para a 132ª posição no ranking, com melhoras na taxa de atendimento escolar de crianças entre 4 e 5 anos, mas com destaque negativo para a queda da média da proporção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática, de 70,1% para 56,9%.



O IPRS tem semelhanças com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas com a vantagem de ser calculado a cada dois anos, o que permite a adequação mais rápida das políticas públicas. A lacuna, segundo especialistas, entre o ano de base dos dados e a divulgação da pesquisa deve-se à demora na produção dos dados pelos órgãos oficiais. Após o registro das informações, há ainda o trabalho de análise e consistência dos dados, o que costuma requerer meses de trabalho.

LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário