sábado, 17 de maio de 2014

O TAL DO VIDEO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA DE AURIFLAMA



Reprodução YouTube


Por esses dias, foi lançado no YouTube, um vídeo institucional da Prefeitura de Auriflama, onde mostra as conquistas que foram feitas, neste quase um ano e meio de gestão, como também planejamentos para o restante do mandato da prefeita Ivanilde Rodrigues.



Primeiro, vamos discutir sobre a função de um vídeo institucional.



Segundo a Wikipédia, “é uma peça de comunicação, realizada no suporte vídeo, para divulgar uma empresa, uma marca ou uma atividade da empresa. Geralmente é utilizada para serem exibidos em eventos, sites institucionais e na própria empresa, para clientes ou colaboradores.” Ou seja, empresas de tudo qualquer segmento, prefeituras, entidades entre outros, procuram produtoras e empresas especializadas, para fazer vídeos institucionais.

Mas e ai? Mas será que realmente isso trás retorno? É um bom investimento? É isso que a Prefeitura precisa levar em conta. A verdade é que ninguém quer ver um vídeo institucional. Que usuário entra no YouTube e fica procurando por vídeos institucionais para assistir?



Segundo, o custo de um bom vídeo institucional, conforme pesquisa que fiz em sites de empresas especializadas, como as produtoras Cinemátika e Younik, custa entre 15 e 40 mil reais, dependendo da produtora e do roteiro do vídeo. Exemplo: Um vídeo da empresa Tendências Consultoria, sai entre 15 e 20 mil reais! Veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=Qpvpx5B5dl4



Terceiro, o conteúdo do vídeo é um tanto duvidoso em algumas partes. Na questão da gestão, são questionáveis os prêmios que a administração conquistou. Veja em postagens anteriores no blog. E sobre habitação, que em 2016 serão entregue 200 casas. Lembra-se: 2016 é ano eleitoral municipal. 

Entre outras que só mesmo assistindo, vocês saberão mais do que eu.



Pra encerrar o assunto: Seria bom se todos os vídeos institucionais, sejam públicas ou privadas, deveriam parar de se preocupar em dizer quando a empresa foi fundada, onde está localizado, mostrar equipamentos e caras bonitas. Porque a Prefeitura é como uma empresa. Tem que ir direto ao ponto e dizer ao cliente o que ele quer ver e ouvir. Ele quer saber os benefícios que seu serviço ou produto irão trazer para ele e para a empresa, qual o retorno ele terá e se será bem atendido. O resto é encher linguiça.

De bônus: O hino da cidade de Auriflama.

Links:

Reprodução YouTube

Reprodução YouTube

Reprodução YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário