sábado, 22 de junho de 2013

SEJA BEM VINDO, RECESSO PARLAMENTAR !!!





Dia 17 de Junho, houve a última sessão da Câmara Municipal, antes do recesso parlamentar, que por sinal estava cheia de projetos de lei, também, tudo em cima do momento. Ressalvas para os projetos sobre habitação, o Canil Municipal e sobre uma nova creche. Mas o que coloco aqui não é o que aconteceu nesta sessão, e sim sobre o recesso parlamentar.

Assim como os estudantes, os políticos brasileiros têm férias no verão e no inverno. E em ano de eleições, como em 2014, o recesso de julho será apenas o começo de um longo período em que as casas legislativas ficarão vazias. Como os parlamentares não são punidos por faltarem ao trabalho, eles passam boa parte do tempo em que deveriam estar trabalhando fazendo campanha eleitoral no chamado “recesso branco”. Enquanto isso, os interesses ficam em segundo plano.

Apesar de ser uma afronta ao trabalhador comum, ao pai de família que precisa trabalhar o ano todo e quando chega o momento de gozar suas férias se vê obrigado a vendê-las para saldar dívidas da família, o recesso parlamentar infelizmente é legal e constitucional.

Isso mesmo. A Constituição Federal prevê dois períodos de suspensão dos trabalhos legislativos: de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 17 a 31 de julho. É o chamado recesso parlamentar. Esses períodos que são estabelecidos no artigo 57 da Carta Magna, já foram mais extensos. Até 2006, antes da promulgação da Emenda Constitucional 50, deputados e senadores tinham direito a 90 dias de recesso. Felizmente com essa emenda o recesso foi diminuído para os atuais 52 dias.
Já para os deputados estaduais e vereadores, variam de acordo com o Regimento Interno de cada um, embora quase todas as cidades adotam o que está na Constituição Federal.

É certo que os nobres parlamentares perderam uma ótima oportunidade de fazer as pazes com o povo e acabar com essa vergonha, reduzindo suas férias para um único período ao ano como todo cidadão, mas preferiram continuar gozando das mordomias e dos privilégios do cargo, aliás nem isso se discute, óbvio.

De acordo com a CLT (Consolidação da Leis do Trabalho), funcionário que falta ao trabalho tem o dia descontado, com reflexo no repouso remunerado, e férias são de 30 dias por ano. Na Constituição Federal está consignado que todos são iguais perante a lei. Com certeza o caro leitor perguntará: que lei é essa? Onde está a igualdade? Infelizmente não tenho a resposta. Também a procuro em vão.

A única esperança é de que em um desses tantos recessos parlamentares, alguém feche as portas e só abra quando aparecer políticos idôneos, comprometidos com a causa do país, interessados em encontrar uma solução para o país, sem legislar em causa própria. Políticos que respeitem o povo e que cumpram com suas promessas de campanhas milionárias.
Portanto, até agosto...para os vereadores !!!
 
Porque eu...eu estarei aqui !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário