domingo, 12 de julho de 2015

AURIFLAMA NO ÍNDICE FIRJAN – ANO 2012 E 2013

Como havia citado no ano passado, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) elaborou uma pesquisa que serve para monitorar o sistema socioeconômico brasileiro, que é o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal). Claro que esses tipos de pesquisas pode haver controvérsias, pelo fato de apresentar como se fosse uma lista de cidades mais desenvolvidas do que as outras.

Pois bem, como alguns sabem, saiu na Folha da Região, de Araçatuba, no dia 28/06 (o link estará abaixo), uma matéria em que sete cidades da região estão com a situação fiscal crítica. Entre as sete, está a cidade de Auriflama. Para ilustrar a matéria do jornal, citarei a pesquisa, também da Firjan, que tem como objetivo, segundo a mesma, de estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios. Trata-se do IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), lançado em 2012. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Em relação a 2012, primeiro ano do índice, Auriflama encontrava-se na posição 418º do estado, ficando perto da média nacional (0,5004 contra 0,5079 da média). Já para 2013, Auriflama caiu para a posição 601º do estado e 4293º no país, ficando bem abaixo da média nacional (0,3140 contra 0,4545 da média).

Fonte: IFGF - Firjan

Fonte: IFGF - Firjan

Fonte: IFGF - Firjan

Pela pesquisa mostrada, Auriflama está na categoria D (abaixo dos 0,4). Ela está entre os municípios que tem em comum, o fato de serem de pequeno porte e a grande dependência de recursos vindos de outras esferas de governo, o que acaba prejudicando os investimentos em áreas prioritárias, como infra-estrutura urbana, saúde e educação.

Bom, as pesquisas estão à disposição de todos. Os links estão abaixo do texto. De uma forma transparente e verdadeira, ao contrário do que dizem, que divulgam resultados de pesquisas, sendo que não mostram os números, nem fontes, nem gráficos. Pior, falam de temas que não são prioritários.


OBS: Destaque para a cidade de Guzolândia, que nessa mesma pesquisa, encontra-se na posição 65º (pois é) do estado, com 0,6678, ficando acima de cidades como Guarulhos (74º), Santos (75º), Bauru (81º), Santa Fé do Sul (132º) e Araçatuba (275º). 

Fontes e links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário