terça-feira, 5 de março de 2013

SUA EXCELÊNCIA, O PLENÁRIO...






Mais uma vez estive presente na sessão da Câmara Municipal, onde os vereadores aprovaram projetos de lei para o desenvolvimento da cidade.
De fato, houve uma mudança significativa da primeira sessão para esta, embora, o sistema legislativo é emblemático, que não é novidade no Brasil, e isso vem de anos atrás, mas já é um começo.
Dois projetos de lei, do Executivo, pouco mais de R$ 40.000 mensais para a Santa Casa e R$ 440.000 no ano de 2013, para a OEA (Organização Estudantil de Auriflama), foram “discutidos” e aprovados por comum, além de requerimentos do vereador João Enfermeiro, sobre o trânsito local. Boas atitudes. Basicamente foi isso. O resto... Vou até omitir fatos que não convém citar.
Durante a sessão, os estudantes que acompanharam, se questionaram sobre o começo da vigência do benefício, que ao invés de ser no mês de fevereiro quando inicia as aulas, começa a valer a partir de março. E isso no valor de 80 %! Bom, já é um ótimo negócio.
Teve vereadores fazendo elogios eloqüentes sobre a atual gestão (nada contra), caso do vereador Celso, sobre os projetos de lei, dizendo que foi uma conquista única, que não havia acontecido assim no passado, quando estes projetos não são mais que obrigação da Administração Municipal com a Santa Casa (prioridade!) e com os estudantes (até porque a questão dos estudantes foi plataforma eleitoral – diga-se transporte gratuito), além de mais uma vez, o vereador Adalto, colocando um ponto polêmico, que foi sobre a suspensão do Sistema COC de Ensino, mas que o vereador Dú da Caixa, respondeu prontamente, tratando-se de falta de licitação e será acertado isso o mais brevemente.
Uma coisa que me incomodou um pouco é sobre a insistência de certos vereadores criticarem a administração anterior, que deixou milhões de reais de dívidas, que não havia atualizado a tal da CND (Certidão Negativa de Débitos), quando na verdade se fazia o CP-EN (Certidão Positiva com efeito de Negativa), enfim, o que falta a memória dos vereadores, é de se imaginar há 15 ou 20 anos atrás (cito aqui: Pedro Matarézio [in memoriam] e Dr. Fuad Kassis). Nessa época, embora já existisse a Lei de Finanças Públicas (criada em 1964) e a Lei da Improbidade Administrativa (1992), não havia a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000). Por isso a situação de quando se trocava de governante, tornou-se de fato muito preocupante mesmo, mas que fizeram de um jeito ou de outro, com que Auriflama tenha uma infra-estrutura como tem hoje.
Pra finalizar e tentando ser breve, até para simplificar aos leitores, o presidente Chico Oliva, destacou e até achei interessante, que o vereador é o elo entre o cidadão e a prefeita Ivanilde. Espero que haja de fato, mas acho que o nobre edil, teve uma falha ao dizer que o vereador pode “errar” durante seu mandato. O verbo ao invés de ser “errar”, o certo seria “fazer”, que é o mais correto, já que foram eleitos para isso. Fazer.
Como dizem por aí: “Errar é humano, perdoar é preciso, e correr atrás daquilo que realmente queremos é uma obrigação.”

Espero que eu não tenha sido extensivo, quanto ao texto, e que possa acompanhar dias melhores nas sessões legislativas, mas já é um começo...

É isso aí.... 


Um comentário:

  1. Boa tarde Alaor,não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente,mais como eu,vc gosta de política.......Gostaria de acrescenter algumas coisas para o seu blog.....
    1ª:O executivo deu 80% do transporte escolar para os universitários.....(440 mil/ano 2013)sendo que no mês de Março receberá 88 mil (ref:ao mês de Fevereiro e Março)os meses de Julho e Dezembro receberão 22 mil cada mês,e os outros meses Abril,Maio,Junho,Agosto,Setembro,Outubro e Novembro receberão 44 mil......assim somando tdo chegará ao valor de 440 mil,então o mês de Fevereiro está sendo pago sim ,pelo Executivo.
    Vc esqueceu de falar que foi repassado só na segunda dia 04 de março de 2013,o valor de 823 mil pra saúde sendo 423 mil(1 parcela de 45 mil em março e 9 parcelas de 42 mil) pra Sta Casa e 400 mil(10 parcelas de 40 mil) pro Pronto Socorro.....que somando o que foi repassado desde Janeiro até início de Março de 2013 para saúde o valor de 1 milhão e 53 mil reais........
    Concordo com vc que a saúde é prioridade,e não só desta administração,como a administração passada deixou os funcionários sem pagamentos e décimo terceiro atrasados?????? Se a Sta Casa ta mal das pernas não é de agora que isso vem acontecendo,pois 2 meses e 10 dias é pouco tempo
    pra tantas dívidas......ajudar a sta Casa é necessário ,mais tbém é necessário a prestação de contas dos últimos anos,afinal é dinheiro público que auxilia a sta Casa de misericórdia de Auriflama,quer dizer é nosso ,então temos o direito de saber o que causou tantas dívidas assim......do mais fiqeu com Deus e até a próxima sessão.

    ResponderExcluir