domingo, 22 de julho de 2012

O PAPEL DO JOVEM NA VIDA PÚBLICA

Artigo na íntegra, escrito por mim, no Jornal "Tribuna Regional" de Auriflama, edição de número 66, de 25 de fevereiro de 2006 (que por sinal, vale ainda...)

Hoje, necessitamos de jovens para mudar a cara do Poder Legislativo e modificar o conceito de ética e soberania sobre à Casa de Leis, seja o Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa Estadual ou a Câmara de Vereadores. Vemos na TV, ou nos jornais e revistas, notícias e mais notícias sobre corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de entorpecentes, envolvendo parlamentares e até governantes.
Há o caso de suborno para ocupar cargos de confiança, com o líder do partido na bancada, por exemplo, dentro dos gabinetes de deputados e vereadores, também para aumentar a "fama" dentro e fora do Parlamento, seja nacional, estadual ou municipal.
O jovem eleito pela primeira vez na Câmara Federal, ou em uma Assembleia ou numa Câmara de Vereadores, tem que ser independente, não depender de colegas experientes, que querem manipular o deputado novato ou o vereador inexperiente.
Ele tem que ter consciência e saber que pessoas de determinada região ou cidade acreditaram em seu potencial para entrar na Casa de Leis como seu representante e que é pago para solucionar não todos, mas parte dos problemas que na região no qual representa.
Acreditamos que em breve, veremos muitos jovens nesses Parlamentos, quem sabe até uma bancada jovem na Assembleia ou na Câmara dos Deputados, também jovens em destaque que tenham o reconhecimento da população, pelos seus trabalhos realizados e pelos serviços prestados à comunidade. Claro que é necessário haver uma força positiva, dentro da juventude e reconhecer que é possível fazer política, sem participar ativamente dentro dela, ou seja, fazer seus deveres de legislador sem fazer valer mais o cargo do que as funções dela.
Eu conheço varias pessoas que acham que o jovem na política tem papel mais que fundamental para fazer da União, dos Estados ou dos Municípios ser desenvolvido de forma capaz de suprir seus problemas e abrindo oportunidades para o futuro próximo. Eis algumas dessas opiniões:


"Cabe ao jovem renovar o fôlego para a conscientização política da sociedade. A juventude deveria se engajar mais, levando a sério à política, transformando-a num instrumento menos corrupto e mais eficiente."

"Ele tem apenas que participar de uma forma consciente e dar uma mais atenção ao assunto. A partir do momento em que cada um souber o porque de estar votando e se conscientizar sobre seu voto, já estará cumprindo seu papel na política."

"O jovem tem um papel fundamental na política, pois ele é um cidadão que possui idéias novas, um jeito de pensar no que difere dos pensamentos mais conservadores na sua espontaneidade, na sua alegria, na sua busca de liberdade e na sua flexibilidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário