domingo, 15 de maio de 2016

ELEIÇÕES 2016: SENSAÇÃO DE "SINAL AMARELO"

Gilmar Mendes e Luiz Fux, presidente e vice-presidente do TSE
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/TSE
O ministro Gilmar Mendes, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vê “enormes chances de fraudes” nas eleições municipais 2016. Para ele, o pleito será um “verdadeiro salto no escuro”.

As eleições de outubro serão as primeiras sem o financiamento de pessoas jurídicas. Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos.

Mas o que me chamou a atenção foi para este trecho do discurso de posse de Gilmar, abaixo:

“(...) Valorizar a Política, em vez de demonizá-la – eis a trilha adequada ao avanço institucional que abertamente presenciamos nesta última década, pois fato inquestionável é que precisamos ressaltar todos os dias, em todos os lugares, para todos os públicos: Política é, a um só tempo, arte e instrumento destinados à otimização dos mecanismos e dos meios que viabilizam a convivência social harmoniosa e pacífica, contemporizando interesses e necessidades, de modo a maximizar o bem comum. Política é técnica, é mister para o qual se exige vocação e esmerado preparo voltado ao cumprimento idôneo e cívico dos deveres atinentes ao ofício público. A Política não existe para encher bolsos nem livrar quem quer que seja da mão pesada da lei. A Alta Política passa ao largo da improvisação, da impunidade, do oportunismo e da irresponsabilidade. Urge, portanto, proceder a crucial Reforma Política, que renderá, entre outros frutos da melhor cepa, o reconhecimento da atuação política e dos entes políticos como elementos fundamentais ao aprimoramento democrático em bases consistentes. (...)”


Torcemos pelo melhor para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário