sábado, 4 de maio de 2013

OPINIÃO - PRIMEIROS MESES DE GOVERNO MUNICIPAL




Os especialistas em gestão pública defendem a ideia de que estes primeiros meses de governo se equivalem à idade de dois anos de uma criança, em que é possível saber aproximadamente qual será sua estatura, sua personalidade, e, em certos casos, até o seu futuro.
Neste período de quatro meses dá para se perceber, por exemplo, se o gestor público tem comando, se é cuidadoso com a limpeza pública e se está agindo correto em relação aos princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação e interesse público.
Este período coincide com os primeiros relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios, com calhamaços de papéis recheados de dados e números do primeiro quadrimestre.
Sem fazer juízo de valor a respeito do gestor da cidade, procure-se informar com o seu vereador (de preferência, o atuante), com o Ministério Público e com os movimentos sociais independentes que lutam por uma gestão pública decente, humana e responsável.
Cabe, portanto, a todos nós, na condição de eleitores e contribuintes, a missão de fiscalizar a gestão pública municipal e exigir o cumprimento das metas levadas às praças públicas na campanha eleitoral e o respeito ao ordenamento jurídico vigente, dentre eles a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Hoje a gestão municipal completa 124 dias.
Em sua opinião há motivos para comemorar ou para lamentar? Faça sua reflexão.
Analise se a administração está cuidando bem da saúde, da educação, do saneamento básico, da limpeza pública, da moradia popular, das ruas dos bairros mais distantes do Centro.
Veja se existe remédio, ficha para exame e médico no posto de saúde, e se as pessoas não estão sofrendo na fila para conseguir esses serviços constitucionais, pois a verba existe e vem de Brasília.
Confira se a merenda escolar é de boa qualidade, se o ônibus que transporta o seu filho não anda superlotado, se é seguro, se tem manutenção.
A rua em que você mora está mais limpa ou mais suja? O lixo está sendo recolhido de forma adequada e constante?
As promessas feitas na campanha começaram a ser cumpridas ou não?
Você é o eleitor. Você é o dono da bola.
Analise e tire as suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário